Aula 3 - Iniciando o Corte
O Corte
Todo corte tem início, meio e fim, para isso é necessário organizar o cabelo para prepará-lo para o corte. Neste caso, penteie o cabelo todo para trás, para separar o topo da cabeça, que será a última etapa do corte, para definir se o corte terá franja e o seu comprimento.
– Separando as laterais direita e esquerda, e demarcando a parte de trás, temos o topo da cabeça;
– O corte começa na região da nuca, onde também definimos o comprimento dos desfiados;
– O comprimento da nuca, é definido pelo crescimento dos fios, por exemplo, se um cabelo tem rodamoinhos na nuca, deve-se tomar muito cuidado com o comprimento do corte, pois os fios crescerão no mesmo sentido e isso pode encurtar a manutenção do corte ou não, neste caso, é o fator que define se o desfiado será curto ou alongado na nuca.
Note que a modelo tem o crescimento dos fios para baixo e ausência de rodamoinhos, proporcionando fácil caimento ao corte.
A navalha permite cortar e desfiar ao mesmo tempo. Fazendo movimentos repetidos na mesma região você corta o cabelo e se alongar um pouco mais os movimentos a navalha desfia os fios. No caso da modelo, que tinha um chanel, a nuca já estava curta, se sua cliente tiver o cabelo médio ou longo, assim que definido o comprimento, você usará a navalha delimitando comprimento e desfiando ao mesmo tempo em todo o cabelo, até chegar ao resultado desejado.
Como todo o corte, primeiro você define uma mecha guia e em seguida a utiliza com referência de comprimento para as demais mechas da mesma região do corte, cada região separada dos cabelos, terá uma mecha guia.
Mecha guia
Após definir o comprimento da região de trás, existe uma maneira simples e rápida de definir mecha guia para a próxima etapa do corte. Pegue a região de trás e separe em e mechas horizontais, esquerda, meio e direita.
Opção 1: Navalha
– Pegue a mecha na altura do início da nuca, saindo da linha de corte a navalha vem cortando e desfiando ao mesmo tempo.
– Na mesma mecha, suba à 90º, sempre seguindo o comprimento da parte cortada anteriormente. Saindo da linha de corte, a navalha vem cortando e desfiando os fios à 90º.
– Ainda na mesma mecha, suba 180º, sempre seguindo o comprimento da parte cortada anteriormente. Saindo da linha de corte, a navalha vem cortando e desfiando os fios à 180º.
A navalha utilizada tem proteção, neste caso não tem risco de cortes no dedo, proporcionando maior segurança ao profissional.
Opção 2: Tesoura
Para quem usa se sente mais seguro ou prefere corte com tesoura:
– Pegue a mecha horizontal inteira no ângulo da nuca, e a pontinha da tesoura vem cortando suavemente e repicando os fios.
– Na mesma mecha, suba à 90º, sempre seguindo o comprimento da parte cortada anteriormente. Saindo da linha de corte, a pontinha da tesoura vem cortando e desfiando os fios à 90º.
– Ainda na mesma mecha, suba 180º, sempre seguindo o comprimento da parte cortada anteriormente. Saindo da linha de corte, a pontinha da tesoura vem cortando e desfiando os fios à 180º.
Se você optar pelo corte com a tesoura, é importante acentuar o repicado depois, para trazer mais leveza ao corte.
Após o uso da tesoura na mecha horizontal, separe a mesma em mechas verticais e venha com a navalha desfiando as pontas, mecha à mecha.